domingo, 27 de novembro de 2011

O dia a dia no mais rural dos municípios - Retratos Paraná - Gazeta do Povo


Cenas como essas mostram um pouco da dinâmica de Antônio Olinto, que tem o menor grau de urbanização do Paraná. Enquanto o estado se urbaniza cada vez mais e atualmente 85% dos paranaenses vivem em área urbana, o oposto acontece no município: 91% dos moradores estão na área rural, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Be-á-bá
Para ler com seu filho
Hoje a maioria da população vive na área urbana dos municípios, mas nem sempre foi assim. Acompanhe como ocorreu a mudança:


História
A urbanização atual é resultado de um processo iniciado na década de 1950, principalmente na Região Sudeste do país, devido à industrialização da área urbana e à saída da população do campo. No Paraná, esse processo se intensificou na década de 1970. A urbanização acontece quando a população que vive no meio urbano cresce de maneira mais intensa do que a que mora na área rural.
O porquê
No país, as indústrias se instalaram em regiões com boa infraestrutura e onde existia um grande número de pessoas – tanto para trabalhar quanto para consumir os produtos ali fabricados. Esse processo atraiu habitantes do campo, já que a situação no meio rural estava difícil. O trabalho no campo passou a ser feito por máquinas e havia poucas terras para o pequeno produtor.
Tempos atuais
Atualmente, 84% dos brasileiros vivem no meio urbano, o equivalente a 161 milhões de pessoas. O porcentual é parecido com o do Paraná, onde 85% da população é urbana, o equivalente a 9 milhões de habitantes.

Links da Matéria Abaixo é só dar um clique aqui
Veja no mapa abaixo quais localidades já foram retratadas. Clicando na cidade, você poderá ler a reportagem publicada.


BADGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga ao menos uma palavra, mas seja participativo: